BARRIGA DE PORCO RUBINADA

Foi com grande prazer que aceitei o convite da Cerveja Therezópolis e do Senac para encerrar um dos maiores eventos gastronômicos do Rio de Janeiro, o Rio Gastronomia.  É sempre bom a gente dividir o que aprendemos com o mundo para tornar ele um pouco melhor do que o encontramos.

jimmy_mcmanis_ogrostronomia_no_riogastronomia4

Foto: Camille Garzon

Esta receita é bem fácil de fazer e não requer muito tempo nem trabalho para fazer. Vejam abaixo como é o preparo desta bela Barriga de Porco na Cerveja Therezópolis Rubine.

Ingredientes

Farinha temperada
2 col das de sopa de farinha de trigo
1 col das de chá de paprika picante
1 col das de chá de paprika doce
1 col das de chá de paprika defumada
1 col das de chá de tomilho seco
1 col das de chá de louro em pó
Sal e pimento do reino q.b.

jimmy_mcmanis_ogrostronomia_no_riogastronomia4

Foto: Guto Senra

Para o preparo do restante da receita tenha

1kg de barriga suína (carnuda) cortada em cubos grandes
4 cebolas grandes cortadas em pedaços grandes
2 pimentões verdes cortados em quadrados (2cm)
4 dentes de alho picados
Farinha temperada (acima)
500ml de caldo de legumes
1 garrafa de Cerveja Therezópolis Rubine (deixe meio copo para o fim do preparo)
2 col das de sopa de extrato de tomate
¼ de xic de vinagre de maçã
2 col das de sopa de mel
Azeite q.b.

Preparo
Misture bem os ingredientes da farinha temperada e “empane” os cubos de barriga suína com essa mistura. Doure bem todos os cubos e aos poucos, sempre em uma camada única, no fundo de uma panela grande, o suficiente para caber todos os ingredientes da lista acima e vá reservando em um bowl ou equivalente.

Coloque mais um fio de azeite na panela e acrescente as cebolas e deixe cozinhar até ficarem transparentes. Junte o pimentão, alho e o que tiver sobrado da mistura de farinha, deixando cozinhar por mais 10 minutos.

Junte o caldo, cerveja, mel e vinagre e misture bem. Junte o porco reservado, misture novamente, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 2 horas, mexendo sempre de 10 em 10 ou 15 em 15 minutos.

Junte o meio copo de cerveja reservado, misture bem e sirva com um puré de sua escolha ou mesmo um arroz branco ou massa. Neste preparo usamos Abóbora e ficou uma delícia.

jimmy_mcmanis_ogrostronomia_no_riogastronomia-barriga-de-porco

Foto: Guto Senra

Observações e Opções:
Se a sua panela for de ferro ou alumínio fundido, sem partes plásticas, pode tampá la na última etapa e finalizar o cozimento dentro de um forno a 200ºC por 2 horas.

Os temperos usados aqui são sugestões minhas para um resultado gostoso e bem balanceado entre sensações, mas fique à vontade para mudar o que quiser desde que respeite os tempos e as temperaturas em cada etapa.

jimmy_mcmanis_ogrostronomia_no_riogastronomia3

Foto: Camille Garzon

Lembre se de chamar alguém para dividir o trabalho e a diversão do preparo, na pior das hipóteses, se tudo der errado, você terá com quem dividir a culpa.