FEIJÃO MANTEIGA COM LINGUIÇA

Muita gente tem lá seus receios para cozinhar e um deles é o feijão. Então nosso ogro Guto Senra resolveu desmistificar esse problema e apresentar uma receita que ele fez no fim de semana. Você pode fazer um arroz e uma carne de porco para acompanhar, bem como cai bem também uma farofa de ovo ou couve no alho, mas estas receitas ficam para outro dia, porque só este feijão alimenta bem o apetite de qualquer um.

Ingredientes
feira_receita_feijao_guto-ogrostronomia
01 Pimentão Vermelho
01 Pimentão Amarelo
03 Talos de Alho Poró
02 Cebolas
01 Kg Feijão Manteiga
01 cabeça de alho
1/2 kg de Linguiça
Cominho à gosto
Sal à gosto
Pimenta Caiena à gosto
Azeite

Preparo
Deixe uma panela com água fervendo em fogo baixo para quando fechar a panela de pressão com todos os ingredientes de antemão. Colocar água em temperatura ambiente vai estender além do necessário o tempo de cozimento. Todas as etapas a seguir siga com fogo médio para evitar queimar os ingredientes.

Feijão
Deixe de molho o feijão ou lavar, e por pelo menos uma hora depois, escorra a água e reserve. Após lavado. Se você fizer este processo na noite anterior, melhor. Quanto mais o feijão inchar antes do cozimento, mais grosso será seu caldo. Antes de cozinhar, jogue a água fora. Ela vai sair bem preta (ou marrom, dependendo do seu feijão) e com ela, vão embora alguns açúcares que não são digeridos pelo homem, mas que as bactérias de seu intestino adoram devorar. O problema é que neste processo elas produzem gás metano e a gente sabe o desconforto que isso provoca, bem como os efeitos colaterais para quem está por perto.

Pimentão
pimentao_receita_feijao_guto-ogrostronomia
Lave os pimentões, retire as sementes e pique em pedaços grosseiros mesmo. Não tem problema algum. Não precisa ser um exímio cozinheiro para picar coisas, mas por favor, use uma faca afiada para evitar acidentes e facilitar seu trabalho.

Alho Poró
alhoporo_receita_feijao_guto-ogrostronomia
Retire o talo e folhas, corte em rodelas para facilitar e reserve.

Alho
Pique bem e deixe na panela de pressão em fogo baixo com um bocado de azeite. Observe para não queimar e quando começar a fritar, desligue para que a infusão pegue todo o gosto do alho.

linguiças_receita_feijao_guto-ogrostronomia
Jogue os pimentões, alho poró e cebola picados na panela até dourar tudo e reserve em outro recipiente. Jogue a linguiça picada em rodelas na mesma panela de pressão e os temperos secos, exceto o sal. Depois delas começarem a fritar entre com cebola, alho, pimentões e por fim o feijão, e misture com um pouco de carinho para não despedaçar as linguiças. Nós queremos elas inteiras para pegar melhor todo esse sabor. Acrescente a água que deixou fervendo até ocupar 3/4 da panela e feche a tampa. Em fogo alto, aguarde a panela começar a ferver e aí abaixe o fogo até o médio e aguarde pelo menos 30min até o cozimento.

Deixe escapar a pressão, abra a panela em cima da pia para evitar qualquer acidente. Jamais jogue água sobre a panela nem abra sem antes sair toda pressão. Confira se está cozido o feijão, provavelmente vai estar, acrescente o sal a gosto e mexa. Mantenha a panela no fogo sem tampa em fogo baixo para encerrar o cozimento. Depois de pronto, sirva se à vontade. Esta receita de 1kg de feijão pode ser fracionada para 500gramas, e aí basta apenas cortar pela metade a quantidade de ingredientes.
feijao_receita_feijao_guto-ogrostronomia