Ribs on Guinness

O primeiro almoço do ano tem que ser especial, seja ele feito por você seja feito por alguém que você gosta. O importante é não deixar passar em branco toda e qualquer oportunidade de confraternizar entre seus iguais. Com o ogro Guto não foi diferente. Ele chamou a família para comer umas belas costelas na cerveja. Como bom ogro ele fez Ribs on Guinness.
ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto

Antes de mais nada deixe a Guinness gelada. Para a porção que separei não tinha certeza se ia precisar de todas as latas que comprei. Na dúvida, deixe gelada.

Ingredientes
– Cerveja Guinness
– 2kg de Costela de Porco
– 3 colheres de sopa de Páprica (usei nesta receita Smoked PapriKa importada, mas pode ser perfeitamente uma Páprica Picante)
– 1 colher de sopa de Pimenta Síria
– Sal a gosto
– 1/2 colher de sopa de Chili
– Molho inglês

Preparo
ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto3
Retire o excesso de gordura das costelas. Normalmente elas já vem com pouca, mas retire só o suficiente para deixar com o máximo de apenas carne na costela. Coloque num recipiente adequado as costelas depois de limpas e jogue cerveja Guinness o suficiente para cobrir as costelas. Acrescente um pouco de molho inglês. Reserve na geladeira por 20min.

Misture os temperos secos, a páprica, pimenta síria, chili e uma pitada de sal. Você pode deixar para colocar o sal na finalização mas preferi nesta etapa para controlar melhor. Já pode ligar o forno para deixar previamente aquecido para assar as costelas.

ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto4
Pegue as costelas que estavam na Guinness e troque de lugar as que estavam no fundo do recipiente com as da superfície para marinar por igual. O ideal é que se use um ziplock, próprio para este tipo de preparo. Na falta dele qualquer outro recipiente serve. Não esqueça de cobrir, não deixe tomando ar. Repita esta troca por pelo menos uma hora.

ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto3a
Salpique os temperos secos na travessa onde vai assar as costelas. Retire as costelas depois do tempo necessário para elas marinarem. Não jogue fora o líquido do recipiente. Ele vai ser muito útil nas próximas etapas. O que sobrar da mistura guarde num recipiente adequado. Você pode vir a usá-lo futuramente, principalmente no resto desta receita.

Coloque as costelas deixando um espaço entre elas. Jogue o tempero seco à vontade. Já pode colocar no forno. Você pode cobrir com papel laminado para acelerar o processo de cozimento. Depois de alguns minutos, isto varia de acordo com o fabricante do forno, vire as costelas na travessa.

O líquido da marinada será reduzido, ou seja, leve a uma panela e aqueça em fogo médio. Acrescente nele um pouco do tempero seco e claro, o líquido que sai das costelas e fica no fundo da frigideira.

ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto6
ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto7Após o tempo necessário de cozimento, você vai notar isso quando as costelas estiverem douradas. Aqueça uma frigideira e passe as costelas. Jogue um pouco da redução nas costelas durante esta etapa.

Sirva com vegetais ou o acompanhamento que você mais gostar. Não esqueça daquela Guinness que você deixou gelada. Agora é a hora de beber, embora este ogro que vos fala bebeu tudo durante o processo.

ribs_on_guinness_ogrostronomia_guto5
E para finalizar, McManis, eu cozinhei e bebi a Guinness. Com Teresópolis fica bom também, sem dúvida, mas a receita é Ribs on Guinness, logo é válido o empenho em gastar um pouco mais.

Continue acompanhando o Ogrostronomia nas redes. Assista nossos videos, cliquem no Gostei, Compartilhem e se quiser, mandem imagem das receitas que você fez do nosso canal.