ROTEIRO TOTALMENTE EXCELENTE – LEITERIA MINEIRA

As leiterias serviam café da manhã e almoço para o pessoal que circulava pelo Centro de segunda a sexta, entre 7 horas da manhã e 18 horas. Hoje sabemos que ao menos um desses locais resistiu ao tempo – a Leiteria Mineira é um estabelecimento com clientela tradicional, de velhos advogados tomando uísque na hora do almoço a grupos de funcionários públicos reclamando enquanto mandam pra dentro um enorme prato de lombinho e tutu. É daqueles lugares em que conhecemos os garçons e o cardápio de cor.

Um fato curioso, e comum a outros restaurantes tradicionais do Centro, é que lá nem sempre tem o cafezinho. Ele é servido apenas no café da manhã e à tarde, para evitar que clientes ocupem as mesas proseando depois da refeição e impeçam outras pessoas de consumir.leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-foto-jornal-o-dia

Existem registros de que tenha sido fundada em 1916 e, desde então, a Leiteria já passou por três endereços. Originalmente local de produção de leite e derivados, hoje os destaques da casa são mingau de aveia, creme de maizena, arroz doce, coalhada e as torradas Petrópolis. Para refeição, há um prato a cada dia. Picadinho com quiabo e arroz, frango grelhado com creme de milho, rabada com polenta e agrião ou estrogonofe de carne com arroz e batata sauté. A canja de galinha é satisfação garantida e nunca saiu do cardápio.

leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-foto-jornal-o-globo

Nosso ogro Guto foi lá almoçar dia desses e escolheu um dos pratos doa dia, Vatapá à Mineira. Seu José, um garçom português que estampa sempre um sorriso no rosto a qualquer hora do dia com a casa cheia ou lotada, serviu lhe uma generosa porção que foi degustada com muito carinho e fome.
vatapamineira-leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-fotogutosenra-2vatapamineira-leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-fotogutosenra-1

O Churrasco de Fígado à Fiorentina também estava delicioso. Sentado à mesma mesa, Guto e sua patroa, cliente antiga da casa, se serviram de um dos poucos lugares no centro da cidade que não se renderam ao Self Service, coisa rara diante de tantos fast foods, galeterias outros estabelecimentos da redondeza.
churrascofigadofiorentina-leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-fotogutosenra

São cento e cinco anos de bons serviços prestados. Por estas e outras razões, o estabelecimento acaba de ter sua importância reconhecida e foi oficialmente considerado um “bem imaterial” da cidade, por sua tradição e reputação de qualidade, com direito a placa e tudo.
leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-foto-jornal-o-dia1

Saiba mais sobre este prêmio clicando aqui, aqui e aqui.

Como você está lendo neste post, dá para imaginar que a tônica da Leiteria Mineira seja simplicidade, fartura e preços bem em conta para matar a fome de quem perambula no frenesi do centro da cidade.
leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-fotogutosenra-3

A carne moída com arroz e ovo é um bom exemplo – mistura bem temperada, arroz soltinho e ovo com a gema mole, como deve ser. A vitela assada com nhoque é um mistério, pois não se trata do bezerro, mas da carne do peito do boi. De qualquer forma, ainda que a denominação seja estranha, é uma opção deliciosa, com um molho espesso e saboroso.  Vale dizer que a casa não cobra gorjeta. Fica a gosto do freguês.

leiteriamineira-roteirototalmentexcelente-ogrostronomia-fotogutosenra-1
LEITERIA MINEIRA
www.leiteriamineira.com.br/
R. da Ajuda, 35, Centro, tel. (21) 2262-3765

Mais uma dica do Roteiro Totalmente Excelente do Ogrostronomia.
OGRcarimbo_excelenteCV-100614
Esta foi uma dica do nosso ogro Guto.